“Você sabia?” Quem foi Ada Lovelace?

postado em: Sem categoria | 0

Nascida no dia 10 de Dezembro de 1815 na Inglaterra, Ada Lovelace foi quem criou a primeira linguagem para a programação de computadores. A matemática dedicou sua vida aos estudos e desde criança era fascinada por máquinas e números. Seu pai foi o famoso poeta inglês Lorde Byron e abandonou sua esposa quando Ada tinha apenas 5 semanas de vida. Sozinha para cuidar da filha, Anne Isabella Byron – estudiosa de matemática – a influenciou desde cedo para não seguir o mesmo caminho de seu pai.

Ada, graças aos esforços e a sabedoria de sua mãe, teve a melhor educação que pode receber e, aos 12 anos de idade escreveu e ilustrou um livro denominado Flyology (que, ao traduzir, se chama Vôologia). Sua fascinação por pássaros e pela arte e matemática envolvidas em seu vôo fez com que a menina estudasse com afinco as proporções necessárias para fazer uma máquina que fosse capaz de voar, entretanto sua ideia não foi muito aceita pela mãe, que achava que isso poderia afastar Ada de seus estudos.

Tempos depois, aos 17 anos de idade, começou a trabalhar com o matemático Charles Babbage e foi aí que percebeu que a máquina criada por ele poderia executar muitas outras funções que revolucionariam a tecnologia. Ada traduziu um artigo para o inglês e acrescentou diversas notas que acabaram por tornar o projeto duas vezes maior. Nessas notas constavam o primeiro algoritmo a ser processado por máquinas e primeira linguagem de programação da história. Entretanto não pode ver sua obra concluída pois veio a falecer com 36 anos de idade devido à formação de um câncer de útero.

Devemos sempre nos lembrar da “Condessa de Lovelace”, pois seu legado nos ofereceu a utilização das mais variadas formas de tecnologias atuais, desde os programas de computadores até nossos smartphones e tablets. Neste dia 8 de Março, Dia Internacional da Luta da Mulher, se faz extremamente necessário perceber que somos e sempre seremos capazes de revolucionar o mundo em que vivemos.

Quer conhecer um pouco mais sobre a história de vida de Ada Lovelace? Aqui vai uma sugestão, o podcastHistórias de Ninar para garotas rebeldes – Ada Lovelace, criado pela Agência B9 inspirado pelo livro de mesmo título das autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo. 

 

Texto: Danielle Galvão

Gostou desse tipo de publicação? Deixe um comentário com sua opinião <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *