Entenda a Reforma da Previdência

postado em: Sem categoria | 0

Analisaremos neste texto a principal mudança ocasionada pela nova reforma política da previdência social, pois a partir dela, a idade mínima torna-se o único pré-requisito para a aposentadoria. Sendo assim, é necessário analisar, por exemplo, quesitos como as diferentes expectativas de vida dos estados brasileiros, o nível de desemprego e o aumento da terceirização de serviços nos últimos anos.

Sabe-se que em estados como o Maranhão (70,9 anos) e Piauí (71,2 anos) as expectativas de vida são bem reduzidas em relação à estados como Rio Grande do Sul (78,0 anos), Minas Gerais (77,5 anos) e Rio de Janeiro (76,5 anos), e estes números variam tanto pelo acessibilidade – em relação a saúde- quanto pelos tipos de trabalho exercidos pela maioria das pessoas em seus estados.

Em relação ao desemprego e a terceirização, a reforma privilegia aqueles que permanecem em um mesmo trabalho por um período de tempo prolongado, ou seja, os cidadãos que alcançaram determinada estabilidade financeira, o que é, nesse contexto, uma realidade distante da classe trabalhadora, tanto quanto um salário mínimo que possa suprir as necessidades básicas.

Estes fatores deixam claro o quanto a atual reforma não prioriza a vida e dignidade dos trabalhadores pobres que são base de nossa sociedade, e sim a dos ricos que terão carreiras estáveis, acesso a saúde e agora, também, serão os únicos a se aposentar com salários e idade razoáveis.

 

 

 

Fontes:

<https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/23206-expectativa-de-vida-do-brasileiro-sobe-para-76-anos-mortalidade-infantil-cai>

<https://www.politize.com.br/reforma-da-previdencia-social-argumentos-contra-e-a-favor/>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *